A Modernidade e os Padrões de Beleza!

Olá vaidosas,



Hoje, falar de beleza é  falar também de saúde. A saúde é fundamental para a beleza e ambas dependem das descobertas da ciência e dos recursos tecnológicos.

A Modernidade e os Padrões de Beleza

Os atuais padrões de beleza impostos pela sociedade geram, na maioria das pessoas, uma grande insatisfação com a auto-imagem e transformam a luta contra a gordura em verdadeira obsessão.



Sim, emagrecer é preciso, mas a busca pelo "corpo perfeito" não deve se tornar uma ideia fixa, uma meta a ser buscada a qualquer preço. É preciso equilíbrio, essa é a palavra chave. Fazer regime é uma batalha que exige privações e sofrimento. Mas prazer é fundamental e , então, é preciso muita generosidade consigo mesmo, para não transformar aquele simples pedaço de bolo de chocolate em uma culpa digna do divã de um psicanalista, além de muita determinação para transformar o objetivo de ter um corpo melhor em um prazer maior que uma lasanha. E muitas vezes, essa luta tem um lado mais sombrio do que o corte da feijoada de sábado ou da pizza de domingo. As drogas que sabotam a fome também aumentam os níveis de irritação, dificultam o sono e atrapalham qualquer tipo de trabalho que exija concentração.

É bem verdade que a medicina condena o excesso de gordura. Logo, emagrecer é um imperativo da boa saúde, mas, por outro lado, é preciso ficar atento para não se deixar levar pela conspiração da indústria da beleza, da moda, da publicidade, do cinema  e da televisão que impõe o padrão "magrela" para vender remédios, roupas, matrículas em academias de ginástica, abrir clínicas de cirurgias plásticas e estéticas e spas de emagrecimento.

Por que a luta contra a gordura corporal se tornou uma obsessão moderna?

Dois fatores combinam para responder a essa indagação. O primeiro é que de fato, nunca a humanidade foi tão gorda, em que pese a existência de alguns focos de fome epidêmica, como na África. O outro é que nunca houve tamanha veiculação dos modelos de beleza, o que dispara uma verdadeira corrida em direção ao ideal estético.

Hoje existe a grande fartura de comida, tendo para todos os gostos e todos os horários, comida a seu dispor 24 horas por dia. Só que a espécie humana, do ponto de vista genético, não foi feita para viver nessa fartura. São milhões de gordinhos, gordos e gordões, movidos a hambúrgueres, bacon e batatas fritas, muitas vezes pateticamente acompanhados do selo fat free (sem gordura).
 Isso tudo gera motivos de sobra para que legiões corram para os consultórios e academias tentando emagrecer. 

Mas nem sempre as magras e esbeltas foram consideradas padrões de beleza, muito pelo contrario. A própria história do Brasil mostra que as gordinhas já tiveram o seu lugar ao sol. No final do século XIX, mulheres com as formas roliças de Dona Domitila de Castro, a Marquesa de Santos, que enlouqueceu Don Pedro I de paixão, estavam longe de ser consideradas fora de padrão. As mulheres mais sensuais tinham corpos cheios, braços roliços e seios fartos.

As mudanças ocorreram no século XX, hoje no século XXI já podemos acompanhar algumas mudanças no padrão de beleza. E qual será o padrão de beleza nos próximos anos???

 Faça você mesmo o seu padrão. :)

Isso só o futuro dirá. A nós cabe esperar para ver, mas sem estresse... Afinal o que mais vale é estar dentro dos padrões de saúde.

E para isso vou deixar algumas dicas:

  1. Alimentar-se de 3 em 3 horas, seu metabolismo trabalha melhor quando recebe um suplemento regular de nutrientes.
  2. Coma menos gordura, mais fibras e faça exercícios físicos.
  3.  Procure não comer frituras mais de uma vez por semana. Em vez de fritar os alimentos faça-os grelhados ou assados.
  4. A sensibilidade das pessoas à cafeína é variável; de qualquer maneira, mais do que cinco xícaras diárias de café forte podem causar efeitos colaterais bem desagradáveis, como problemas digestivos, irritabilidade, dificuldade para dormir e tremores.
  5. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e tire o máximo de prazer em suas refeições. Ah outra recomendação, desligue o celular durante as refeições, tenha esse momento como sagrado e seu.
  6. O ritual de uma refeição tranquila, recomenda, ainda não beber enquanto se come. Os animais e os povos primitivos, que agem por instinto, não bebem nunca enquanto comem.
  7. Beber mais de 2,5 litros de água por dia. 
Ser saudável é estar no padrão?!.

Super Beijo.


Fonte: Beleza - Desafios e conquistas da ciência e da tecnologia.

3 comentários:

  1. Mesmo que seja estranho seja você mesmo que seja bizarro.... essa musica descreve muito este post, temos que ser nosso próprio padrão ,sermos felizes conosco ...

    Venha me visitar : http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/JessicaVenenoOfficialFanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Jéssica, a música realmente concorda com o post, Beijos e Passe sempre aqui pelo Blog!!

      Beijos

      Excluir
  2. Realmente o que importa é estar dentro dos padrões de saúde! =)
    Ótimas dicas!
    Beijosss

    www.blogdasirmas.com.br

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias