Estresse - Causas e Tratamentos


Olá Pessoal...

O assunto deste post é para você dar mais atenção para este "vilão" que é muito conhecido como stress e dar dicas de como tratar... Conheça mais sobre você, cuide-se. Afinal o que você fizer hoje por você seu corpo e sua mente vai retribuir no amanhã.

Estresse sem Segredo

Tem dias que você acorda bem, feliz da vida. De repente, o telefone toca. Uma péssima notícia. Aí a tranquilidade e o equilíbrio se desintegram. Entram em cena a ansiedade e o desconforto. Algumas horas mais tarde, surge uma grande ideia e tudo é resolvido, em meio minuto. É a sensação de alívio, de realização.

Se você prestar atenção em quantas vezes seu estado emocional se altera no mesmo dia, vai ter uma surpresa. Na verdade, é o nível de perturbação causado por essas circunstâncias que vai determinar como o instrumento para o nosso próprio amadurecimento ou para o nosso desgaste exagerado.

O estresse ganhou fama de vilão, quase como se fosse uma nova peste que assola a sociedade moderna e da qual como não houvesse como escapar. Mas pensando bem, o estresse nada mais é do que o resultado de cada um diante da postura dos incessantes estímulos (positivos ou negativos) da vida.

Ele se torna mesmo um perigo quando permitimos que as circunstâncias e as emoções (ou a falta de percepção sobre elas) nos atropelem. Infelizmente, a maioria de nós ainda não percebe como nos deixamos levar por pequenas tensões que impedem que a vida flua livremente. Nesses casos, o desastre é inevitável. Excesso de energia bloqueado dá curto-circuito. O corpo adoece, a mente falha, as emoções ficam descontroladas. Só recentemente a medicina vem estudando os efeitos do estresse no organismo, a partir da evidência de que esse desiquilíbrio pode, realmente causar sérios problemas, levando inclusive a doenças.

Conhecer-se melhor, respeitar os próprios limites, saber dizer "não", rever expectativass e usar técnicasde relaxamento no dia-a-dia são meios que ajudam a assumir a responsabilidade pela qualidade de vida. É claro que não você não vai deixar de ter estresse mas, com certeza, vai ficar menos vulnerável aos acontecimentos da vida, encarando-os como fonte de crescimento.

Viver sem estress é um mito. É comum imaginar que só estamos sob estresse depois de ultrapassar vários limites e chegar à beira de um ataque nervoso. Mas é justamente para não chegar a esse ponto que especialistas vêm ampliando o conceito do estresse, mostrando os efeitos das pequenas tensões do dia-a-dia e até as consequências da total ausência desses estímulos para a saúde.

Relaxar é a palavra-chave

O termo estresse, do inglês stress, foi popularmente usado durante o século XVII para representar "adversidade" ou "aflição. Em fins do século XVIII seu significado (que se mantém até hoje) evoluiu para denotar também "força", "pressão".

O conceito não é novo, mas foi apenas no início do século XX que as ciências biológicas e sociais iniciaram a investigação dos efeitos sobre a saúde física e mental das pessoas.

Sob o efeito do estresse a pessoa fica deprimida, nervosa, tem insônia, dores de cabeça, perde o interesse pelo sexo e pela vida social e profissional. E quanto mais rapidamente se identificam as causas e os sintomas do estresse, maiores as chances de se reverter o quadro.

Diante do estresse causado por acontecimentos extremos e grandes crises, a resposta do organismo pode ser, e geralmente é, uma grande ajuda para a superação do problema.

O estresse que afeta a nossa saúde e mina as nossas forças é o que podemos chamar de crônico: a soma de pequenos aborrecimentos cotidianos. O acúmulo dessas pequenas tensões (perder a chave, discutir com o chefe, esperar o filho chegar de uma festa, ficar preso no engarrafamento) pode levar a problemas físicos e mentais.

Desde o século V a. C., os médicos gregos afirmavam que o que acontece na mente influencia o corpo e vice-versa.

A autoconfiança é o primeiro passo para controlar o estresse, pois nossos pensamentos e postura é que determinam o controle dos males causados por ele.

Cada vez mais você é solicitado a assumir a responsabilidade por seu bem-estar. Essa perspectiva enfatiza o uso de técnicas, como a meditação, por exemplo, que leva a pessoa a participar ativamente do processo de recuperação do equilíbrio. A meditação e o relaxamento possibilitam que você aprenda a controlar a aceleração cardíaca, o nível de tensão muscular, o fluxo sanguíneo e a atividade cerebral. Para uma mente treinada tudo é possível, até mesmo o controle do sistema nervoso involuntário. Não há mais dúvidas de que o relaxamento é um dos maiores aliados contra os males do estresse.

Por isso reserve alguns minutos do seu dia para relaxar. Ponha uma música suave, deite-se e mantendo todo o corpo apoiado, deixe as pernas esticadas e separadas, feche os olhos. Começando pelos pés, procure ir soltando todos os músculos. Devagar vá percorrendo mentalmente todo seu corpo, identificando os pontos de tensão, soltando a musculatura. Respire profunda e lentamente. Visualize uma imagem bem bonita, onde a natureza esteja presente, e passeie por esse lugar. Deixe que a música acompanhe você por esse "passeio".

Não existe hora ideal para se fazer um relaxamento, mas existe a que não é indicada.Você não deve fazer um relaxamento logo após as refeições; espere pelo menos duas horas, pois o estômago cheio impede que você consiga um bom nível de relaxamento.

Por isso fica a dica; separe um tempo do seu dia e faça uma reflexão com relaxamento... Você pode cuidar de você.

SupeR BeijO e até o próximo post!

0 comentários:

Postar um comentário

Visualizações

Arquivo

Categorias