Até que ponto magreza é sinal de saúde e beleza?

Olá pessoas...

O que me motivou a escrever este post foi eu ver pela 3º ou 4º vez uma pessoa na academia que eu frequento com uma magreza extrema e corria na esteira em alta velocidade, estava na corrida a aproximadamente 2 horas e fui embora da academia e ela continuou lá (correndo)... Meu Deus que desespero parecia que ela ia cair dura ali a qualquer momento. 

Então eu pergunto a vocês.

Estar magro é bom? Nem sempre. Gente magra também tem muitos problemas de saúde. Os maiores são os transtornos alimentares conhecidos como anorexia e bulimia nervosa. Eles são frequentes principalmente nas meninas, adolescentes e jovens adultas.

A busca pelo corpo perfeito, a preocupação com a beleza acima da saúde, o emagrecimento rápido e a qualquer custo. Por trás disso tudo, uma doença perigosa. A anorexia é um distúrbio alimentar. A doença é a recusa em se alimentar.


Nos dias de hoje somos cobradas o tempo todo sobre o que é bonito ou feio, o que é certo ou errado e isso está nos levando cada dia mais viver uma vida desgastante e estressante... Temos que ter um limite, simplesmente entender que; comemos para viver e não vivemos para comer.

Alimentação saudável, atividade física faz muito bem, mas nada em exagero, nada que você prejudique o seu corpo, a sua saúde e o seu bem estar tem que estar na frente da estética sempre. Por isso antes de começar a fazer qualquer dieta ou começar a encontrar gorduras demais onde não existe consulte um nutricionista e faça exames com médicos, lembre-se não existe milagre as mudanças estéticas no seu corpo vai acontecer aos poucos, e com um acompanhamento profissional sua saúde não correrá riscos.


O que é anorexia?

Anorexia é quando a pessoa tem um medo intenso de ganhar peso, mesmo quando estão abaixo do peso normal na maioria da vezes muito abaixo. Elas abusam de dietas ou exercícios, ou usam outros métodos para perder peso. Os anoréxicos têm tanto medo de engordar que sua auto-percepção fica distorcida. Mesmo magérrimos eles se acham “gordos”.

Causas

  • Busca pela perfeição ou foco exagerado em regras;
  • Ser muito preocupado ou dar muita atenção ao peso e à forma;
  • Problemas de alimentação quando bebê ou na primeira infância;
  • Determinadas ideias sociais ou culturais sobre saúde e beleza;
  • Autoimagem negativa;
  • Transtorno de ansiedade quando criança.
Sintomas

  • Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pelos finos;
  • Pensamento confuso ou lento, junto com memória ou julgamento deficientes;
  • Extrema sensibilidade ao frio;
  • Perda de resistência óssea;
  • Desgaste dos músculos e perda de gordura corporal.

E o que não podemos esquecer é que isso é muito grave. Não trata apenas de estética.  
Grave?  Sim isso mesmo é GRAVE pois de 15% a 20% dos casos de anorexia nervosa terminam em mortes. E estão associados a complicações clínicas e suicídios.
Repetindo: anorexia pode matar. Afinal, sem nutrição, o organismo não tem como se manter funcionando, quem dirá com saúde. 

A balança não é inimiga apenas dos "gordinhos" 

 
A balança não pode ser sua inimiga... Lembre-se seu corpo e sua saúde precisa do peso ideal, então busque ajuda com um profissional qualificado sempre, lembrando nada de dietas radicais, nada de exageros. Tenha foco e consciência!

Espero que com este post tenhamos mais consciência e enxergamos que com saúde não se brinca.

Se você tem um amigo ou amiga com sinais ou sintomas, o ajude afinal agora você sabe um pouco mais sobre a gravidade do assunto.

Um Super Beijo e até o próximo post.





2 comentários:

  1. Achei super valido você ter escrito esse post..
    Mês passado nas minhas aulas de Nutrição comentamos sobre doenças e distúrbios.
    Parabéns, gostei muito de ter lido sobre isso mesmo sabendo sobre o assunto.. Você irá ajudar muitas meninas e olha que não precisa ser profissional.
    Estou seguindo seu blog.
    http://www.eaitolinda.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e já sabia da gravidade... Agora que está seguindo fique ligada já nos próximos posts.

      Vou passar no seu blog!

      Beijos

      Excluir

Visualizações

Arquivo

Categorias