Você conhece as funções dos produtos de maquiagem?

Olá pessoal,


Você é aquela pessoa que não passa um dia sem usar ao menos 2 ou 3 itens de maquiagem? E não vê a hora de ter uma festa ou baladinha pra fazer aquela make elaborada?

Então você precisa ler este post até o fim e conhecer as funções de alguns produtos que fazem a diferença na make. Eu sei que muitas pessoas aprendem muitas coisas vendo vídeos mas este post vai te explicar um pouco da teoria para suas maquiagens ficar cada vez mais profissional.




Corretivo: tem a função de encobrir imperfeições da pele, como manchas e cicatrizes. Suaviza linhas de expressão (vincos) e ajuda a disfarçar olheiras. É encontrado em várias tonalidades e usado conforme critério do maquilador. Entre as matérias-primas utilizadas em sua formulação destacam-se os pigmentos (opacificantes).

Base: produto cosmético específico para encobrir certas imperfeições da pele, dando-lhe uniformidade quanto à cor. Também protege a pele contra agressões externas e facilita a fixação de outros produtos de maquilagem, como, por exemplo, o pó facial.

Cake: maquiagem moderna, graças a estabilidade e à facilidade de aplicação e retoque. 

Pós faciais: produtos que conferem maciez à pele, mascaram imperfeições e brilho proveniente das secreções cutâneas. Podem variar de opacos (maior teor de pigmentos de cobertura) a translúcido (baixo teor de opacificantes), conforme as tendências da moda ou o tipo de pele. 

Batons: dispersões de material corante em uma mistura adequada de óleos , gorduras e ceras. São utilizados para dar coloração atraente aos lábios, além de protegê-los contra o ressecamento. Suas propriedades são:

  • aparência atraente: ou seja, superfície macia e cor uniforme;
  • inocuidade, mesmo se ingeridos - os corantes deve ser aqueles permitidos pela Legislação Brasileira e nas quantidades estabelecidas;
  • fácil aplicação;
  • boa durabilidade e facilidade de remoção;
  • proteção aos agentes externos - portanto são utilizados filtro solar, alantoína, vitaminas A e D, principalmente.
Maquiagem para a área dos olhos - produtos indicados para acentuar e modificar a aparência dos olhos com o uso de corantes apropriados. A área dos olhos é a parte mais sensível da face, portanto os corantes a serem utilizados na composição incluem os insolúveis em água e lacas de alta pureza. As demais matérias-primas também requerem a mesma pureza. Produtos para a área dos olhos:


  • máscaras para cílios - utilizadas principalmente para aumentar o volume dos cílios e aparentar alongamento.
  • sombras - produtos para aplicação nas pálpebras. Servem para conferir profundidade aos olhos, intensificar e realçar sua cor. Apresentam-se nas seguintes formas: creme anidro, moldadas (bastão), pó cremoso...
  • lápis delineadores e para sobrancelhas - a mistura de óleos e ceras deve ser bem equilibrada para dar firmeza ao produto, sem, contudo, afetar o risco. Devem ser macios ao aplicar e resistentes à quebra e ao apontamento.
DICA: sempre pesquise sobre a marca e os produtos que você usa. Cuide-se afinal você merece.


E ai gostaram do post?

Espero que vocês usem e abusem destes conhecimentos...
Super Beijo e até o próximo!




Fonte: Livro - Guia de produtos cosméticos.

Um comentário:

  1. hum, adorei as dicas, tem coisa que agente fica perdida e não sabe exatamente para que serve realmente!
    www.diariosdelindy.com

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias