Dica de Leitura - Livro A Preparação do Ator

Olá pessoal,

O post de hoje é relacionado ao livro que eu acabei de ler. Eu estou cursando o Curso Técnico em Arte Dramática e estou amando e este livro está no conteúdo do curso. Para quem gosta de leitura eu recomendo é um livro muito gostoso de ler e você passa a conhecer mais sobre a história e a vida do teatro, este livro é um clássico da literatura contemporânea.

"O livro é envolvente... Há nele muita compreensão e conselhos - tanto para os que atuam e dirigem quanto para os que apenas estudam teatro."

Vou colocar alguns trechos que mais chamou minha atenção assim vocês já conhecem um pouco do conteúdo do livro.

"O trabalho do ator, segundo o sistema Stanislavski, não é uma simples imitação, ou a repetição do trabalho de outros atores. Será sempre o resultado de uma criação original.

..."Em cena, vocês têm sempre de pôr alguma coisa em ação. A ação, o movimento, é a base da arte que o ator persegue,
_ Mas _interrompeu Gricha _ o senhor disse, ainda agora, que é preciso atuar e que exibir nossos pés ou a nossa figura, como eu fiz, não é ação. Porque é ação sentar-se numa cadeira, como o senhor fez, sem mexer um dedo? A mim pareceu-me absoluta falta de ação.
Interrompi ousado:
_ Não sei se foi ação ou inação, mas nós todos concordamos que essa sua suposta falta de ação foi muito mais interessante do que a sua ação." ... pág. 66

..." Em cena, não corram por correr, nem sofram por sofrer. Não atuem de modo vago, pela ação simplesmente com um objetivo.
_ E com sinceridade"... pág. 70

..." Fixem esta regra, de uma vez por todas, em suas memórias: em cena não pode haver, em circunstância alguma, qualquer ação cujo objetivo imediato seja o de despertar um sentimento qualquer por ele mesmo. Desprezar essa regra só pode resultar na mais repugnante artificialidade. Quando escolherem algum tipo de ação, deixem em paz o sentimento e o conteúdo espiritual. Nunca procurem ficar ciumentos, amar ou sofrer apenas por ter ciúme, amar ou sofrer. Todos esses sentimentos resultam de alguma coisa que se passou primeiro. Vocês devem pensar com toda força nesta coisa que se passou antes. Quanto ao resultado virá por si só. A falsa interpretação de paixões ou de tipos ou o simples uso de gestos convencionais são erros frequentes em nossa profissão. Mas vocês devem manter-se afastados dessas irrealidades. Não devem copiar paixões ou tipos. Devem viver nas paixões e nos tipos. A sua interpretação deve brotar do fato de vocês viverem neles."... pág. 71



Sumário
Capítulo I - A Primeira prova
Capítulo II - Quando atuar é uma arte
Capítulo III - Ação
Capítulo IV - Imaginação
Capítulo V - Concentração da atenção
Capítulo VI - Descontração dos músculos
Capítulo VII - Unidades e objetivos
Capítulo VIII - Fé e Sentimento de verdade
Capítulo IX - Memória das emoções
Capítulo X - Comunhão
Capítulo XI - Adaptação
Capítulo XII - Forças Motivas Interiores
Capítulo XIII - A linha contínua
Capítulo XIV - O estado interior da criação
Capítulo XV - O superobjetivo 
Capítulo XVI - No limiar do subconsciente

Gostaram de alguns pedaços desta obra de arte maravilhosa?

Deixem a opinião de vocês...

Super beijo!!! 

Um comentário:

  1. Super interessante esse post!
    O livro deve ser muito bom e informativo!
    Obrigada pela dica,querida!
    bjus e bom domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir

Visualizações

Arquivo

Categorias